Reforma política

O caminho para a verdadeira democracia

Propostas

  • Discutir uma reforma política, com ênfase nos seguintes aspectos: financiamento público de campanha, voto facultativo e fortalecimento da democracia participativa.

3 comments to Reforma política

  • Adriana

    Miriam, gostaria de discutir mais sobre o voto facultativo, acho que seria pior porque a obrigatoriedade de voto, de certa forma, faz com que mais pessoas se envolvam com a política, com o processo eleitoral, tenham interesse em conhecer os candidatos. O voto facultativo, a meu ver, aumentaria o sistema de “troca de votos”, “troca de favores”, etc. Qual a sua opinião?

  • Miriam Prochnow

    Olá Adriana!
    O que precisamos no Brasil é de uma reforma política completa. O voto facultativo em tese é mais democrático, pois permite que as pessoas optem, inclusive, por não votar. No entanto, somente o voto facultativo pode levar a distorções, se não vier acompanhado de outras mudanças relativas ao financiamento público das campanhas, discussão sobre o voto distrital, fidelidade partidária, proibição da reeleição para cargos do executivo, mandato unificado para prefeito, governador e presidente, entre outros temas que precisam ser discutidos e transformados em lei.
    Desde já fico a disposição para ampliar a discussão sobre tudo isso, para que consigamos aprovar uma reforma política que leve ao aperfeiçoamento da democracia e das instituições no Brasil. Conto contigo nessa discussão.
    Abs
    Miriam

  • Adriana

    Miriam,
    Obrigada pela resposta, gostaria mesmo de participar das discussões.
    Adriana

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree