Escolha uma Página

Documento apresenta as propostas da REDE Sustentabilidade SC

A REDE Sustentabilidade SC disponibiliza em seu site oficial o Mapa do Caminho, documento preliminar que apresenta propostas adotadas pelos pré-candidatos às eleições de 2018. Construído com a colaboração dos filiados e de cidadãos, o documento segue em construção, recebendo sugestões da sociedade.

“Somos um partido jovem, com propostas inovadoras e grandes lideranças, como nossa presidenciável Marina Silva. Para difundir nossas ideias e propostas elaboramos o Mapa do Caminho que, apesar de preliminar e aberto a contribuições, já revela muito do que projetamos para Santa Catarina nas áreas que garantem direitos universais – como saúde, educação, segurança e bem-estar -, além do nosso modelo diferenciado de gestão”, destaca o Porta-Voz Nelson Zunino Neto.

De acordo com o documento, uma gestão da REDE SC deve garantir a sustentabilidade ampliada – econômica, social, política, cultural e ambiental. Para isso, serão necessárias mudanças consistentes no modelo predominante, resgatando a melhoria da qualidade de vida da população com o compromisso de não comprometer o bem-estar e o bem viver no futuro.

“Nossas propostas estão baseadas no princípio da sustentabilidade: ecologicamente viável, socialmente justo, economicamente factível e culturalmente diverso”, resume o professor Rogério Portanova, pré-candidato ao governo de Santa Catarina.

Entre os temas que abrem o Mapa do Caminho estão o aprimoramento e  fortalecimento da participação democrática, a eficiência e transparência da gestão, a justiça e diversidade. O sistematizador do documento e pré-candidato a deputado federal, João de Deus Medeiros, informa que o documento traz propostas objetivas e oferece à sociedade catarinense uma visão clara sobre as mudanças que podem e que devem ser feitas para que a gestão pública supere suas atuais dificuldades.

“A ideia é indicar as vias que podemos trilhar para alcançar uma melhor qualidade de vida, com desenvolvimento sustentável e duradouro. Nossa intenção é criar condições para que Santa Catarina se mantenha como um Estado desenvolvido e se projete como um local onde todas as pessoas tenham seus direitos garantidos”, afirma João de Deus.

A REDE tem entre suas diretrizes ampliar a participação das mulheres na política e valorizar a participação dos jovens e as minorias sociais. Para Miriam Prochnow, pré-candidata ao Senado, “está na hora das mulheres assumirem o protagonismo na política. Não dá pra querer mudar e não mudar. O Mapa do Caminho aponta para as mudanças que Santa Catarina e o Brasil precisam e isso só será possível com representantes que estejam dispostos a servir e que estejam de fato comprometidos com o bem-estar da população”.   

“A participação dos jovens é importante pois precisamos recuperar o potencial realizador e transformador da juventude que almeja por justiça, solidariedade e protagonismo”, diz o pré-candidato ao senado Diego Mesogiorno.

Mapa do Caminho especifica propostas para a educação, saúde, inovação, modelo econômico, energia, meio ambiente e sustentabilidade, gestão pública, ambiente urbano e segurança. A REDE SC segue aceitando e debatendo as contribuições do cidadão, dos movimentos sociais e de instituições.

Acesse o documento aqui.