Visite o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica

Localizado em Atalanta (SC), o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica é uma Unidade de Conservação Municipal (UC), que oferece a seus visitantes a oportunidade de contemplar belas paisagens e vivenciar a tranqüilidade e qualidade da vida interiorana.

O parque está localizado a 2km do centro do município, na comunidade de Vila Gropp. O principal atrativo do local é a Cachoeira “Perau do Gropp”, com 41 metros de queda. Além desta, o parque possui também a cascata “Córrego do Rio Caçador”, com 18 metros de altura.

O acesso até a cachoeira e a cascata, são feitos pelas Trilhas da Lontra e do Quati. A Trilha da Lontra tem aproximadamente 1.000 metros de extensão e pode ser percorrida entre 30 e 40 minutos. Nessa caminhada, os visitantes podem observar os paredões rochosos cobertos por samambaias, avencas e musgos, além de terem a oportunidade de conhecer algumas espécies nobres da Mata Atlântica como o cedro (Cedrella fissilis), a canela sassafrás (Ocotea odorifera) e o xaxim-bugio (Dicksonia sellowiana). É também na Trilha da Lontra que está localizada a “Cascata Córrego do Rio Caçador” e no final da caminhada, o visitante pode contemplar a “Cachoeira Perau do Gropp” com seus 41 metros de altura.

Na Trilha do Quati, o visitante enfrenta um grau de dificuldade um pouco mais alto. Essa caminhada possui aproximadamente 2.000m e leva ao interior do Parque, fazendo a travessia do rio em dois pontos. A travessia é feita por cima de pedras. Ao percorrer essa trilha, os visitantes permanecem mais tempo em contato com a natureza. O tempo de duração aproximada desta trilha é de 1h30 e no final da caminhada a chegada também é na “Cachoeira Perau do Gropp”.

Além das trilhas, os visitantes podem conhecer também o Museu Histórico Municipal Wogeck Kubiack e o centro de visitantes, com recepção, auditório e sala de reuniões.

Além do Parque, é possível conhecer outros atrativos em Atalanta. Entre em contato conosco e agende sua visita.

Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira: 7h30 às 12h – 13h30 às 18h
Sábados e Domingos: 9h às 12h – 14h às 18h

Telefone para contato: (47) 3535-0229

Atenção visitante para as normas de visitação no Parque Mata Atlântica:

•    Dirigir-se primeiro a recepção do Centro de Visitantes
•    Ler com atenção as placas de sinalização e respeitá-las
•    Zelar pela estrutura do Parque
•    Usar roupas e calçados adequados (tênis ou botas)
•    Aconselha-se uso de repelentes e filtros solares
•    Manter-se nas trilhas e demais locais permitidos
•    Estar atento à presença de cobras – em especial no verão
•    Proibido coletar qualquer tipo de material encontrado no Parque
•    Proibido ingerir bebida alcoólica na trilha
•    Guardar todo lixo que for produzido e depositá-lo nas lixeiras
•    Não deixar alimentos nas trilhas e nem alimentar os animais
•    Proibido a entrada de animais domésticos
•    Proibido fogueiras e churrascos.

Matéria do site da Apremavi, por Jaqueline Pesenti.

 

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree