Movimento por uma Nova Política

O dia 13 de setembro de 2011 foi marcado por uma importante reunião em Brasília (DF). A reunião que inaugurou com muita emoção, o Movimento por uma Nova Política no Brasil.

A presença expressiva de políticos de vários partidos, lideranças de movimentos sociais, representantes estudantis, de sindicatos e da comunidade foi o ponto alto do encontro, que aconteceu dentro de um clima de muita fraternidade e esperança, na busca de um Brasil melhor para todos. Praticamente todo o país esteve representado no evento. Destaque para as contribuições de  Marina Silva, Alfredo Sirkis, Cristovam Buarque, Pedro Taques, Reguffe, Jean Willys, Walter Feldmann, Eduardo Suplicy e Joe Valle.

Os sentimentos de indignação frente aos problemas vivenciados atualmente no país, deram lugar à garra e à vontade de fazer o novo acontecer.

O movimento agora tem a tarefa de tomar corpo e se expandir, dentro da identidade aprovada pelos presentes e que está baseada em 5 grandes princípios:

1.    O Movimento é livre, aberto, autônomo e democrático, sem vínculos partidários ou religiosos.

2.    O Movimento é constituído por pessoas, onde cada um fala por si.

3.    O Movimento acolhe as diferenças e a diversidade, buscando fazer a gestão de conflitos pela via do diálogo, da negociação e da progressiva construção de consensos, respeitando o direito à divergência.

4.    O Movimento é uma experiência de um novo modo de fazer política: horizontal, participativo, dialógico, democrático, em rede.

5.    O Movimento é vivo, em permanente mutação e será o resultado da interação entre os seus integrantes.

As ferramentas e instrumentos para divulgação e interação das pessoas interessadas em participar ainda estão sendo construídas, mas já existem alguns espaços onde os “sonháticos” estão se reunindo para debater e que podem ser acessados:

1 – Minha Marina
2. Casas
3. Transição Democrática
4. Floresta faz a Diferença
5. Movimento Marina

Quem estiver interessado também pode deixar um comentário nesta matéria. Todas as pessoas que acreditam que uma Nova Política é possível são bem vindas.

Eu estou particularmente feliz em poder participar desse momento histórico e importante, onde pretemos “discutir e ser” uma nova maneira de fazer Política.

Marina Silva, Alfredo Sirkis, Cristovam Buarque, Pedro Taques, Reguffe, Jean Willys, Walter Feldmann, Eduardo Suplicy, Joe Valle.

4 comments to Movimento por uma Nova Política

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree