Escolha uma Página

Miriam Prochnow, candidata à deputada federal pelo PV, começa no próximo sábado, dia 28 de agosto, a neutralização de carbono emitido durante a campanha eleitoral. O projeto “Carbono Neutro” fará plantios em diversas cidades do Alto Vale do Itajaí, região em que estão localizados os comitês de campanha. O primeiro mutirão será em Rio do Sul, em uma área localizada na Estrada Blumenau, na divisa com o município de Lontras. Neste mutirão serão plantadas 500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, para recuperar uma Área de Preservação Permanente (APP) às margens do Rio Itajaí-Açu, no imóvel de Ralf Fröenner. A forma mais simples e eficaz para retirar o CO2 em excesso na atmosfera é com a fotossíntese que promove o crescimento das plantas.

Uma verdadeira campanha preocupada com a sustentabilidade não fica só em plantar árvores. Ela evita os desperdícios e cuida para que as áreas reflorestadas sejam as de maior importância ambiental como as APPs”, explica Miriam, que tem mais de 20 anos de trabalho com restauração de florestas. “Diferentemente de outros partidos que falam de meio ambiente só para aparecer bem na fita, para o Partido Verde não é novidade fazer a neutralização de campanhas, mas a nossa ação vai além, procuramos desempenhar a atividade política de um modo coerente em todos os aspectos, desde a campanha”, afirma.

Durante o pleito eleitoral, todas as ações de campanha serão registradas e convertidas em valores de emissão de carbono na atmosfera. Os cálculos serão feitos em parceria com a empresa Bravo, especialista em neutralização de carbono. Serão contabilizados: consumo de energia elétrica, consumo de combustível para deslocamentos terrestres e impressão de material para propaganda, entre outros itens que fazem parte das atividades da campanha.

Desde que estabelecemos a ideia de mecanismos de compensação de emissões de gases de efeito estufa por restauro de matas nativas nunca tivemos uma campanha política compensada como esta. Para além de uma neutralização, o compromisso e histórico de Miriam com a recuperação e preservação florestal da mata atlântica por si já valida o projeto e a postura da compensação da forma como se espera: de maneira pública, compromissada e com os restauros realizados em áreas de preservação permanente completamente localizáveis e passiveis de visitação”, declarou Francisco Maciel, diretor da Bravo.

SERVIÇO:
Data: 28 de agosto de 2010.
Horário: 9 horas.
Local: Imóvel de Ralf Fröenner. Estrada Blumenau, divisa de Rio do Sul com Lontras, cerca de 10 km do centro de Rio do Sul. Haverá indicação no local.