Populações indígenas e meio ambiente tem tudo a ver

Miriam e Hyral pretendem mostrar que as questões indígenas e o meio ambiente tem tudo a ver

Em visita à Terra Indígena M’Bigaçu, Aldeia Yynn Moroti Wherá, na manhã do dia 13 de agosto, Miriam discutiu suas propostas com o Cacique Indígena Hyral Moreira. Hyral, que é estudante de direito da Univali e Candidato a Deputado Estadual pelo PV declarou que “pretende ser o primeiro representante indígena na Assembléia Legislativa, para defender não só as comunidades e populações indígenas, mas também outras comunidades tradicionais, principalmente a população mais pobre, que necessita de atendimento especial do poder público”.

Hyral fez um relato sobre a realidade da Terra Indígena M’Biguaçu, uma das menores de SC, com apenas 59 hectares, onde moram 36 famílias. A maior parte da área é coberta por Mata Atlântica, que chega até o mar. Os índios se dedicam ao artesanato e fazem plantações de palmeira real, banana e outras árvores frutíferas. Segundo Hyral eles tem um projeto para enriquecer as matas com palmitos.

Após conhecer a realidade da Terra Indígena Miriam e Hyral decidiram caminhar juntos nesta campanha e para isso será elaborado material de campanha conjunto, mostrando as propostas que cada um defende para uma Santa Catarina e um Brasil sustentáveis. A idéia é demonstrar para a população indígena e também para a população não indígena que a questão ambiental e a questão indígena tem tudo a ver e não podem ser tratadas separadamente. Hyral e Miriam acertaram também que vão visitar as comunidades indígenas de todo o estado para divulgar suas propostas. A campanha também será realizada junto ao público das universidades, tanto professores quanto alunos.

Abaixo, vista da Aldeia Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu (SC).

1 comment to Populações indígenas e meio ambiente tem tudo a ver

  • Marco A Gonçalves

    Miriam, parabéns pela busca de parceiros que possam fortalecer a caminhada em SC por políticas que coloquem a conservação do meio ambiente e de suas populações, inclusive humanas, como prioridade. Os tempos são difíceis e, por isso mesmo, exigem garra e conhecimento para enfrentá-los. E isso vc tem de sobra! Boa sorte!

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree