Escolha uma Página

Sábado, 07 de agosto, manhã ensolarada de inverno, a candidata a Deputada Federal do PV, Miriam Prochnow, esteve na praça central de Rio do Sul, onde com sua equipe montou uma fogueira de gelo, para chamar a atenção da sociedade para as questões das mudanças climáticas que estão em curso no planeta.

A manifestação chamou a atenção dos que passavam pelo local, especialmente pela forma divertida com que foi feita. Enquanto a fogueira de gelo derretia e as crianças brincavam com ela, Miriam conversava com as pessoas para falar sobre as questões do clima e também sobre as propostas que pretende defender na Câmara Federal.

É importante ressaltar que as mudanças climáticas já afetam milhões de pessoas em todo mundo. Santa Catarina, segundo especialistas, já vem sofrendo eventos climáticos cada vez mais extremos que provocam enchentes, vendavais, ressacas, secas e até furacões. No final de 2008 o Vale do Itajaí, principalmente as cidades de Blumenau, Gaspar, Ilhota e Itajaí foram duramente atingidas por chuvas torrenciais.

Mais de uma centena de pessoas perderam suas vidas, milhares de famílias tiveram graves prejuízos econômicos com perdas de casas, utensílios domésticos e outros bens duramente conquistados através de anos de trabalho. Especialistas afirmam que os eventos climáticos extremos já ocorrem com maior freqüência e intensidade, sem que nossas cidades estejam adequadamente preparadas para enfrentá-los.

Marina Silva propõe trabalhar com sistemas de alerta e prevenção através da implantação de um Sistema Nacional de Alerta de Desastres, fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil e a reativação do Fundo Nacional de Defesa Civil.

No documento “Diretrizes para uma SC Sustentável” Miriam aponta algumas propostas fundamentais para esse tema:

  • Proposição e apoio a ações e programas de prevenção para evitar que as pessoas ocupem áreas de risco, evitando assim que sejam afetadas pelos efeitos dos eventos climáticos adversos como enchentes e desbarrancamentos.
  • Mitigação e adaptação para fazer frente aos efeitos das mudanças climáticas.
  • Apoio e proposição de ações e programas que garantam e propiciem locais de moradia a todos os moradores urbanos, fora de áreas de risco de enchentes e desbarrancamentos.