Miriam em Santa Terezinha e Jaraguá do Sul

Agricultores de Santa Terezinha conhecem propostas de Miriam

Produtores rurais tiram dúvidas sobre questões ambientais importantes para pequenas propriedades e discutem formas de se adequar à legislação.

Santa Terezinha (17.7.10). Durante visita a comunidade de Ouro Verde e Craveiro, em Santa Terezinha, Miriam Prochnow, recebeu apoio de agricultores da localidade. Durante a conversa, Miriam foi sabatinada sobre temas importantes para a região: código ambiental estadual e pagamento de prestação de serviços ambientais.

Miriam explicou a aplicação do código ambiental de Santa Catarina ainda está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília e explicou: “a Lei que determina a distância das Áreas de Preservação Permanentes (APP) é federal e os Estados não podem ser mais permissivos do que esta lei. Podem sim, ser mais restritivos. Esse código ainda não pode ser tomado como base porque os pareceres do Ministério Público Federal, do Ministério do Meio Ambiente e também da Advocacia Geral da União, além de outros, foram pela inscostitucionalidade, e o assunto deve ser decidido pelo STF”, explicou a candidata.

“Em 10 anos só exploraram a floresta que tínhamos aqui. Quando a madeira acabou, eles nos abandonaram”. Foi assim que Oswaldo Havrelhuk reagiu quando o assunto em pauta era pagamento por Servicos Ambientais. Miriam explicou que ainda não existe uma legislação federal no Brasil, que regulamenta esse pagamento, mas que projetos adequados à acordos internacionais como o MDL já conseguem beneficiar pessoas que mantém reservas naturais conservadas.

Para terminar o encontro, depois da manifestação de apoio dos agricultores presentes, Miriam conheceu a comunidade do Craveiro, onde ainda são mantidas tradições trazidas pelos imigrantes ucranianos.

Miriam se reúne com Administrador da Malwee

Jaraguá do Sul (22.7.10). Em visita a Jaraguá do Sul, a candidata a deputada federal pelo PV, Miriam Prochnow, encontrou-se com o empresário Wandér Weege, da Malwee. Na produtiva reunião trataram de assuntos ligados a sustentabilidade, tais como responsabilidade social e ambiental, energia, transportes e outros temas de interesse do empresariado catarinense. Weege disse ser importante a renovação do Congresso Nacional com pessoas engajadas com a causa ambiental, e deu uma série de sugestões à candidata para ampliar a busca de votos. Colocou-se a disposição para colaborar com contatos e também com temas para a campanha.

“É uma tristeza o estágio de destruição da natureza no Brasil e na América do Sul”, afirmou Weege ao mostrar a Miriam a manchete de capa do jornal O Estado de São Paulo que fala do desmatamento da Amazônia.

Texto: Francini Lessa

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree